Palestras para sua

SIPAT ou evento

Tendinites
Os tendões são tecidos fibrosos, presentes em todas as partes dobráveis do nosso corpo e pelos quais os músculos se prendem aos ossos. Já a tendinite, que é a inflamação de um tendão do corpo, surge, normalmente, em virtude do excesso de repetições de um movimento, afetando pessoas que despendem muito tempo realizando uma mesma tarefa, seja trabalho ou lazer. O objetivo inicial do tratamento para tendinite é aliviar a dor e reduzir a inflamação, por isso, é muito importante que se faça repouso das atividades repetitivas que a ocasionaram. A imobilização dos tendões afetados com um suporte removível e a aplicação de terapia fria (exemplo: bolsa de gelo) na área afetada também podem ajudar. O uso de medicação anti-inflamatória deve ser avaliada pelo médico responsável.  
          
Uma ótima forma de prevenir tendinites é a prática de atividades físicas de forma contínua. Atente também para as tarefas que executa ao longo dia e procure alternar os membros e as posturas, evitando fazer os movimentos sempre com o mesmo lado do corpo. Veja também a possibilidade de realizar rodízio nas suas tarefas e, antes de iniciar suas atividades, aqueça-se fazendo os movimentos em um ritmo lento. Não esqueça de manter uma alimentação balanceada.  

Prevenir é eliminar as causas de algum evento antes que ele aconteça. Assim, prevenir Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) significa eliminar ou neutralizar os eventos ou condições que levam ao seu aparecimento. 

My Image